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MINDFULNESS

Mindfulness - ou Atenção Plena - é um estado onde treinamos qualidades de atenção ao momento presente e autocompaixão com experiências desafiadoras. Através do treinamento de mindfulness aprendemos a perceber pensamentos, sensações corporais e emoções no momento que ocorrem, sem reagir de maneira automática ou habitual. Com isso, aprendemos a fazer escolhas mais conscientes e funcionais, influenciando positivamente na maneira como lidamos com os desafios cotidianos. Através de Mindfulness, aprendemos a regular as emoções desafiadoras e  criar espaço mental, mesmo em circunstâncias difíceis. 
 
Onde surgiu?
 
Há diferentes "origens" do Mindfulness, com maior ou menor inspiração nas tradições religiosas do oriente. Usualmente diz-se que o mindfulness tem origem nas práticas de meditação, porém há origens não-religiosas do mindfulness, como na Psicologia das psicoterapias contextuais e da Cognição Social (Langer). De todo o modo, é mais comum vermos a associação do Mindfulness contemporâneo com a meditação budista, em uma versão secularizada (não-religiosa). O primeiro programa de Mindfulness deste tipo foi a Redução de Estresse Baseada em Mindfulness (MBSR), desenvolvida por Kabat-Zinn nos USA nos anos 80. Desde então, inúmeros programas de mindfulness surgiram ao redor do mundo.
Jon Kabat-Zinn é o fundador e diretor da Stress Reduction Clinic, no Centro Médico da Universidade do Massachusetts, e Professor Associado no Departamento de Medicina Preventiva e Comportamental. Foi um dos pioneiros no desenvolvimento de pesquisas experimentais com Mindfulness. 
Jon Kabat-Zinn não apresenta a meditação mindfulness num contexto religioso, sendo um método que pode ser aplicado a qualquer pessoa que sofra de stress, independentemente da sua cultura, religião, ou sistema de crenças. É exatamente a simplicidade da técnica que a torna útil como técnica de redução do stress. O núcleo dos ensinamentos de Jon Kabat-Zinn pode ser encontrado no seu livro, "Wherever You Go, There You Are: Mindfulness Meditation in Everyday Life."
É o mentor do MBSR, o mais conhecido protocolo de intervenção clínica em Mindfulness. O mindfulness consiste em uma meditação guiada, focada ou aberta que reeduca os pensamentos e comportamentos das pessoas de forma natural.
 
Quais são os benefícios do mindfulness?
 
Trazer a consciência usando a meditação trazendo os traumas, dificuldades ou pensamentos de formas a encara-los de forma clara e simplificada, removendo conflitos internos aos quais foram depositados em nossas mentes.
Entender o que ocorre no cérebro entre a razão e a emoção, a luta ou fuga mediante uma situação, a autocompaixão e a solução mediante essas situações.