Você está aqui: Página Inicial / Shiatsu
SHIATSU
Curar com as mãos é a base do Shiatsu, cuja técnica é extremamente simples: o terapeuta utiliza os dedos, os polegares, as mãos e as palmas das mãos, os cotovelos e os joelhos para pressionar, alongar e massagear o corpo nos pontos adequados (“tsubos”) ou simplesmente através de movimentos rotativos com os braços ou pernas. As pessoas (e o corpo humano!) respondem muito bem ao toque, principalmente se este for direcionado para as zonas carenciadas. E é precisamente isso que está por de trás da terapia Shiatsu – ajustar a estrutura física do corpo, assim como as suas energias interiores, de forma a prevenir as doenças e manter uma saúde de ferro.
Não sendo uma técnica que pode curar doenças sozinha, o Shiatsu é especialmente poderoso quando utilizado em conjunto com outras terapias orientais ou até convencionais. O seu principal objetivo é devolver ao doente elevados níveis de energia, regular e fortalecer o funcionamento dos órgãos, estimulando a resistência natural do organismo contra as doenças e outros problemas de saúde, quer físicos, quer emocionais ou psicológicos. Neste sentido, é mais correto afirmar que o Shiatsu não cura, mas ajuda a curar, até porque concentra todos os seus poderes curativos na saúde e não na doença.
Está indicado principalmente para:
- Dores de cabeça/enxaquecas
- Dores de costa/coluna/pescoço/ombros
- Dificuldades emocionais (depressão, baixa autoestima…)
- Stress/Tensão/Ansiedade
- Cansaço/Fraqueza
- Insónias
- Distúrbios intestinais
- Perturbações menstruais
- Problemas respiratórios (asma, bronquite…)
- Problemas reprodutivos
- Sinusite
- Constipações e tosse
- Tensão muscular
- Artrite
- Lesões desportivas
QUAIS OS SEUS BENEFÍCIOS?
O Shiatsu funciona como catalisador no processo de cura, sendo que a cura não é uma experiência imediata, mas sim um percurso contínuo. São muitos os benefícios desta terapia holística, destacando-se uma maior flexibilidade da pele e dos músculos, melhorias ao nível dos sistemas circulatório, digestivo, ósseo, endócrino e nervoso. O objetivo é criar um equilíbrio físico, mental e espiritual; e dotar a pessoa de um maior conhecimento e capacidade de leitura do seu próprio corpo, alertando-a para a importância de um estilo de vida harmonioso e saudável.